O que é desenvolvimento sustentável?
Segundo a WWF Brasil a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Em outras palavras, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
O que é necessário fazer para atingir o desenvolvimento sustentável?
Para ser atingido, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
Modelos de desenvolvimento de países industrializados, seguir ou não?
O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.
Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.
Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.
Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.
Desenvolvimento Sustentável no Brasil
O Brasil considera como prioridade os objetivos do desenvolvimento sustentável, conforme os documentos criados para direcionar políticas voltadas a eles. Ainda é considerada como diretriz central a superação das desigualdades.
O Brasil é um país de destaque no cenário internacional em assuntos voltados ao meio ambiente.
No país, já foram sediadas as duas mais importantes conferências internacionais sobre sustentabilidade da história:
- Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92)
- Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Além disso, teve papel determinante na aprovação dos seguintes documentos internacionais:
- Agenda 21
- Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento
- Declaração de Princípios sobre Florestas
- Convenções sobre Biodiversidade, sobre Mudança Climática e sobre Desertificação.
Exemplos
Alguns exemplos de ações sustentáveis:
Utilização consciente dos recursos naturais
- Preservação de bens naturais e da dignidade humana
- Mudança ou diminuição nos padrões de consumo
- Conscientização da população por meio de programas e ações socioambientais
- Políticas eficazes voltadas para o desenvolvimento sustentável
- Evitar desperdícios e excessos
- Reciclagem
- Fontes de energia renováveis
- Reflorestamento
Gestão do Lixo
O lixo ainda é um dos principais desafios dos governos na área de gestão sustentável. No entanto, na última década, o Brasil deu um salto importante no avanço para a gestão correta dos resíduos sólidos. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, em 2000, apenas 35% dos resíduos eram destinados aos aterros.
Em 2008, esse número subiu para 58%. Além disso, o número de programas de coleta seletiva saltou de 451, em 2000, para 994, em 2008.
Para regulamentar a coleta e tratamento de resíduos urbanos, perigosos e industriais, além de determinar o destino final correto do lixo, o Governo brasileiro criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/10), aprovada em agosto de 2010.
Créditos de Carbono
No mercado de carbono, cada tonelada de carbono que deixa de ser emitida é transformada em crédito, que pode ser negociado livremente entre países ou empresas.
O sistema funciona como um mercado, só que ao invés das ações de compra e venda serem mensuradas em dinheiro, elas valem créditos de carbono.
Para isso é usado o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que prevê a redução certificada das emissões de gases de efeito estufa. Uma vez conquistada essa certificação, quem promove a redução dos gases poluentes tem direito a comercializar os créditos.
Por exemplo, um país que reduziu suas emissões e acumulou muitos créditos pode vender este excedente para outro que esteja emitindo muitos poluentes e precise compensar suas emissões.
O Brasil ocupa a terceira posição mundial entre os países que participam desse mercado, com cerca de 5% do total mundial e 268 projetos.
Precisa de caminhão pipa? Ligue agora!
https://www.aguapress.com.br | http://caminhaopipacuritiba.com
Referências:
http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20/desenvolvimento-sustentavel.html
palavras-chave: caminhão pipa curitiba; caminhão de água; caminhão pipa maringá; caminhão pipa; carro pipa; transporte de água potável; transporte de água; caminhao pipa em curitiba; água press caminhão pipa; caminhão pipa pinhais;
Precisa de caminhão pipa?
Ligue agora!
Telefone p/ contato em outras regiões
Curitiba
Ponta Grossa
Maringá